Você sabe dizer NÃO?

Desde criança, somos ensinadas a obedecer nossos pais e cuidadores. Muitas vezes, a palavra “educação” vem acompanhada de muita calma e polidez. Nas meninas, essa regra é repassa ainda com mais força. Garotas devem ser sempre gentis e meigas, enquanto meninos apesar de também regrados, é permitida uma maior liberdade de vez em quando.

Joseph Young

O problema é quando a polidez fica grande demais e confunde-se educação com falta de amor próprio. Muitos pais na ânsia de evitarem que seus filhos sofram, acabam polindo demais suas atitudes, colocando-os dentro de bolhas existenciais. O resultado disso são adultos inseguros, sem personalidade e que muitas vezes acabam se doando demais às outras pessoas.

É importante levarmos em conta que dizer NÃO nem sempre significa faltar com educação, e que esta atitude pode representar a linha tênue que separa o seu respeito por si mesmo e das pessoas ao seu redor. Saber dizer não a um convite para sair quando você está ocupada demais ou muito cansada, nem sempre significa que está fazendo pouco caso. Ser sincera com uma pessoa e dizer que você não vai aceitar aquele trabalho porque não gosta de desempenhar determinada função, nem sempre quer dizer desinteresse, mas sim que você realmente não gosta de fazer aquilo e por isso está sendo verdadeira. É preciso coragem para dizer a verdade.

Bryan Minear

É muito chato e até triste estar perto de alguém que tenta agradar o tempo todo. Se nem os maiores profetas e gurus que já vieram a esse mundo, não conseguiram agradar a todos, porque você precisa agir assim? Há sempre uma outra necessidade muito grande por trás de alguém que tenta ser sempre perfeito. Insegurança? Medo? Teimosia?

Perfeição não existe e nem nunca vai existir. Vivemos em um mundo confuso e que a cada dia nos apresenta novos desafios. É necessário deixar o rio fluir conforme o seu curso, por mais que existam pedras em seu caminho. São os empecilhos que nos fazem crescer e ter consciência de quem somos. Aprenda a dizer NÃO e deixe fluir suas emoções, você verá que tudo ficará mais leve.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *