Pagu – Mulheres Criativas

Sobre

Pagu – Mulheres Criativas nasceu da nossa motivação pessoal em conhecer mulheres como nós: artistas, fotógrafas, blogueiras, ilustradoras, escritoras, artesãs, designers, estilistas, poetas, publicitárias, cineastas, youtubers, empreendedoras criativas… Mulheres que encontraram na criatividade sua maior fonte de expressão pessoal e profissional.

O QUE FAZEMOS

Atualmente, o nosso trabalho se divide em três ações:

▪ BATE-PAPO COM EMPREENDEDORAS CRIATIVAS

Nesta atividade, nós vamos até a empreendedora criativa para um encontro pessoal e um bate-papo bem descontraído. O local deve ser o espaço de trabalho da mulher, ou então a sua própria casa. Durante a conversa são feitas fotos e vídeos através de uma entrevista sobre os principais aspectos da pessoa e do seu trabalho criativo. Após o encontro, toda a conversa é publicada na aba "mulheres criativas" aqui do blog. Clique aqui para acessar e conferir tudo o que saiu até agora.

▪ TEXTOS INSPIRADORES NO BLOG

Além dos bate-papos, nós também desenvolvemos textos que são postados regularmente aqui no blog. Eles possuem o intuito de inspirar as mulheres criativas que nos acompanham. Para ver tudo o que já rolou até agora, acesse a aba "Categorias +" no menu principal, e escolha o tema que mais lhe agradar.

▪ VÍDEOS NO NOSSO CANAL DO YOUTUBE

Recentemente, também lançamos o nosso canal no Youtube, inscreva-se nele clicando aqui! 😀 No canal, nós desenvolvemos vídeos com os mesmos temas dos textos que escrevemos por aqui. Trata-se de uma maneira de nos aproximarmos ainda mais do nosso público querido. 🙂

UM POUCO DE HISTÓRIA… 

Tudo começou quando nos encontramos para um bate-papo. O programa gostoso de duas amigas no café certamente renderia ótimas conversas e as atualizações das novidades mais bombásticas. Porém, logo percebemos que aquele encontro estava mais para murmúrios, e o mesmo assunto chato sobre falta de motivação profissional. Nos sentíamos solitárias.

Foi essa a conclusão que chegamos ao perceber como estávamos angustiadas por não exercermos profissões chamadas de "clássicas" pela maioria da sociedade. Uma fotógrafa buscando o seu lugar ao sol e uma artista mais perdida do que agulha em palheiro. E foi assim que nasceu a primeira fagulha desse projeto.

Queríamos estar cada vez mais próximas de pessoas como nós, dividindo nossas alegrias e angústias junto com elas. Sabemos que temos muito o que aprender ainda, mas, cada dia é um novo desafio para o qual seguimos em frente em nossa jornada, munidas com muita garra, força e inspiração! 🙂

INSPIRAÇÃO

O nome do projeto teve inspiração na escritora, poeta, diretora de teatro, tradutora, desenhista, cartunista, jornalista, e militante política brasileira Patrícia Galvão, mais conhecida como Pagu. Pagu foi uma mulher além do seu tempo, e é claro, muito criativa. Nascida no ano de 1910 na cidade de Santos/SP, ela transgrediu regras e não teve medo de ousar em ser ela mesma. Teve grande destaque no movimento modernista iniciado em 1922, embora não tenha participado da Semana de Arte Moderna, tendo na época apenas doze anos de idade. Militante, foi a primeira mulher presa no Brasil por motivações políticas.

AS AUTORAS

POLIANA DE AGUIAR

Formou-se em 2013 no curso superior de Fotografia, e desde então é apaixonada pela profissão. Logo cedo começou a trabalhar na área e desafiando o seu olhar está sempre em busca do que é espontâneo e belo. Especializada na fotografia de casamentos, gosta de deixar as pessoas livres para que possam ser elas mesmas, expressando todos os seus sentimentos e personalidade. Nos eventos, retrata o que está acontecendo, como uma mera espectadora. Gosta de imagens naturais e que representem a vida como ela verdadeiramente é.

VERLISA NAVACOSTA

Considera-se apaixonada por arte e criatividade desde a infância. Estudante de Artes Visuais, possui diversas experiências dentro da área. Trabalhou como assistente de fotografia e assistente de projetos culturais por alguns anos. Em 2013, atuou também em museus, e sempre esteve em busca de estudar e entender o mundo da arte como um todo. Atualmente, continua ampliando seu trabalho na área fotográfica e na realização de projetos diversos.

AS COLABORADORAS

CAROL RODRIGUES

Professora e tradutora, escritora saindo do armário literário. Acabou de publicar um conto na antologia "Metamorfoses do Amor", da Editora Metamorfoses. Mas, principalmente, mãe do Vítor.

 

DANIELA RAMIREZ

Jornalista que descobriu na produção cultural um lugar para trabalhar com amor. Tem experiência na elaboração e na gestão de projetos culturais. É parceira da Movimento, empresa dedicada à cultura, memória e ao patrimônio.

 

KETLYN RAMOS

Um chá e muito amor, por favor. Estudante de jornalismo, fotógrafa amadora, apaixonada pela escrita e curiosa com tudo o que acontece neste nosso mundo que é tão grande. Vegetariana, amante dos animais e em constante preocupação com nosso planeta e com as pessoas que habitam nele.