Estilo de vida minimalista, o que é?

Quem acompanha o nosso blog, já deve ter notado que temos uma categoria chamada “minimalismo”. Resolvemos abordar este assunto aqui também, pois acreditamos em mundo mais criativo e em sintonia com nós mesmas. Pra quem não conhece, o minimalismo é um modo de vida que busca a leveza acima de todas as coisas, e diminuir o consumo como um todo. Vou tentar explicar melhor. No mundo em que vivemos hoje, somos diariamente bombardeados por milhares de imagens e situações que nos induzem a comprar determinados produtos e objetos. Essa atitude poderia ser inofensiva até certo ponto, se não fosse o crescente consumo exagerado que nossa sociedade vem presenciando nos últimos tempos. Sentimentos como “só serei realmente feliz depois de adquirir o produto x ou y” tornaram-se bem comuns.

Foto por Kari Shea

Eu nunca fui uma pessoa acumuladora, mas, podemos dizer que também não sou o ser humano mais contido e as vezes acabo comprando algumas coisinhas por impulso. Ter um estilo de vida minimalista significa acima de tudo ter mais controle e consciência sobre suas compras. É buscar ter o suficiente para ter uma vida boa, de acordo com suas necessidades. Mais do que unicamente ter menos bens materiais também, tem a ver com a simplicidade como um todo, e ter consciência de que a verdadeira felicidade está mesmo nas coisas mais simples do mundo.

Quanto a mim, sei que ainda tenho um certo caminho pela frente, pois como mencionei, ainda tenho algumas atitudes que gostaria mudar. Como nasci numa família simples e uma casa pequena, aprendi desde cedo a separar tudo o que que não queria mais, e acabei aprendendo muito com isso. Mas, um estilo de vida minimalista vai além apenas dos objetos físicos, tem a ver também com a mudança partindo do seu interior no mais profundo significado que isso possa ter.

Foto por Evan Kirby

E aí, ficou interessada em saber mais sobre o que é ser minimalista? Você segue ou já tentou seguir esse estilo? Conta pra gente aí nos comentários! 🙂

One thought on “Estilo de vida minimalista, o que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *