Como conseguir boas parcerias?

16Semana passada foi o dia do amigo, e claro que não poderíamos deixar essa data passar em branco. Empreender criativamente em uma sociedade que não valoriza a arte e a criatividade, pode ser bastante solitário. Ter amigas e parceiras fiéis nesse momento, com certeza faz toda a diferença. Pra quem não sabe, o Pagu nasceu a partir de uma bela amizade. Antes de nos tornarmos parceiras profissionais, éramos amigas há mais de 10 anos. Durante esse tempo, vivemos diversas experiências, que nos reaproximaram e principalmente, nos ensinaram que através da UNIÃO podemos ser ainda mais.

Foto por Danielle Muller

E você? Já parou para pensar na importância de uma parceria? Você sabe como identificar o momento certo de investir em uma? Como perceber se uma união profissional está sendo realmente favorável, ou não? Então, vem dar uma olhada nas DICAS que separamos para conseguir boas parcerias, chega mais! 🙂

1 | UMA PARCERIA DEVE SER SEMPRE UMA VIA DE MÃO DUPLA

Parece óbvio não é? Mas, muitos pessoas se esquecem desse detalhe ao longo do caminho. Não importa o momento ou as circunstâncias: uma parceria deve ser sempre uma via de mão dupla. É muito semelhante a um casamento, sabe? Se um dos lados não está satisfeito com os resultados, é necessário reaver todas as combinações o mais rápido possível. Parceria é sempre uma troca, não se esqueça disso!

2 | SAIBA SEPARAR O PESSOAL DO PROFISSIONAL

Seja em parcerias com diferentes empresas, ou, através de profissionais da mesma empresa, tenha sempre em mente separar o lado pessoal do profissional. O ambiente de trabalho muitas vezes pode ser bastante competitivo e suscitar diversas divergências, mesmo em pessoas que trabalham juntas. Nesse momento, lembre-se sempre da amizade existente entre você e sua parceira, que possivelmente foi o motivo inicial de vocês se aproximarem. Caso a união profissional acabe, você não vai querer perder a sua amiga(o) também não é? Por isso, aja com cautela e saiba separar as duas coisas.

3 | ESTEJA ATENTO AOS SINAIS

Como saber qual é o melhor momento de iniciar uma parceria? Infelizmente, não existe um manual ou alguma maneira de prever o futuro, para lhe darmos uma resposta 100% precisa. No entanto, existem alguns sinais que podem lhe indicar se este é um bom momento, ou não. Em muitos casos, empresas que estão começando, se reestruturando, ou passando por algum tipo de dificuldade, acabam optando por firmar algumas parcerias. O motivo é muito simples: as parcerias nos dão forças e nos auxiliam a crescer (quando são realmente saudáveis). Portanto, se você está começando agora, ou pensa em mudar a estrutura da sua empresa, este pode ser um bom momento para criar uma fusão.

4 | CUMPRA COM SEUS COMPROMISSOS E OBRIGAÇÕES (E SAIBA CEDER TAMBÉM)

De nada adianta você querer cobrar mil obrigações da sua parceira, se nem mesmo você está cumprindo com os seus compromissos também. Caso você não esteja satisfeito com a sua atual união, antes de conversar sobre isso com ela, faça um bom levantamento de tudo o que você tem feito também, e veja se está realmente cumprindo com a sua parte nos acordos. Entenda quando também é o momento de ceder e ser mais flexível. Nem tudo é 8 ou 80.

5 | MANTENHA SEMPRE O DIÁLOGO ABERTO

E por último, mas não menos importante: converse, converse e converse. Se você é uma pessoa que prefere trabalhar completamente sozinha e não tem paciência para trocar ideias, definitivamente uma parceria não irá lhe acrescentar em nada. Ser um parceiro profissional é acima de tudo, conversar e trocar muitas ideias sempre que for necessário. Seja alguém que mantêm o diálogo aberto e saiba comunicar suas sugestões sempre com jeito e cautela. Você verá que ótimas parcerias irão surgir se você se comunicar de maneira inteligente e amistosa. 🙂

E aí, gostou das nossas dicas? Definitivamente, ter uma parceira profissional é uma das coisas mais gostosas do mundo, mas, é preciso também muita responsabilidade e mente aberta na hora de dialogar. E você? Qual a sua opinião sobre as parcerias profissionais? Tem alguma história pra contar pra gente? Escreve tudo aqui nos comentários, e não esquece de compartilhar o texto com as pessoas que estão precisando dele também. 🙂

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *