Afinal, o que é empreendedorismo criativo?

Se você vem acompanhando nossas postagens aqui no blog, ou nas redes sociais, certamente já percebeu que a principal característica do nosso projeto é levar conteúdo inspirador e de significado para as diversas empreendedoras criativas existentes nesse mundão. São milhares de mulheres cheias de ideias e empreendimentos únicos. Mas, agora eu lhe pergunto: você realmente sabe o que é empreendedorismo criativo? 

Resolvi fazer este post para explanar de forma simples e objetiva o que é o tal do empreendedorismo criativo. Caso você nunca tenha ouvido falar do termo, ou está acessando o nosso blog pela primeira vez, saiba que este setor vem crescendo cada dia mais, assim como a economia criativa como um todo.

Mas calma aí, vamos por partes! Não precisa arrancar os cabelos caso você não tenha entendido nada do que eu escrevi. Eu explico tudinho, vamos lá!

▪ O QUE É ECONOMIA CRIATIVA?

A economia criativa é aquela economia gerada a partir de negócios/carreiras que se utilizam de talentos, ideias, e criatividade das pessoas como matéria-prima na criação de valor pro mundo, através de produtos e serviços. Trata-de um conjunto de setores ou indústrias que consequentemente geram renda, e que incluem o cinema, a arquitetura, as artes cênicas, as artes visuais, conteúdos digitais, o design, a literatura, a moda, o artesanato, a música, a publicidade, entre outros. A economia criativa é fonte inesgotável de estratégias criativas e  de inovação nestes mais diferentes setores, e que podem ser aplicadas em qualquer negócio.

▪ QUAL A DIFERENÇA DA ECONOMIA CRIATIVA E AS OUTRAS ECONOMIAS CONVENCIONAIS? 

A grande diferença neste caso está na determinação do preço através criatividade. Ou seja, os produtos vendidos dentro da economia criativa e que geram valor, têm seu preço calculado com base na sua ideia em si, ou originalidade, e não em outros fatores. Eles carregam consigo essa “aura do artista”, um cuidado especial, e uma história. O que muito provavelmente você não encontrará em produtos feitos em larga escala, de grandes industrias e que na maioria dos casos, possuem a mesma cara.

Entendeu? Não é tão difícil né? Conhecendo um pouco mais sobre a economia criativa, a gente consegue entender também quem são e o que fazem os empreendedores criativos. No nosso caso, empreendedoras criativas, pois falamos especialmente para o público feminino.

Josefa Diaz

▪ O QUE É EMPREENDEDORISMO?

Numa visão mais simplista, podemos dizer que o empreendedorismo é o ato de iniciar algo novo, que ninguém vê. Trata-se da iniciativa de sair do sonho, e do desejo, e partir para a ação. Normalmente, é usado para designar as pessoas que trabalham de forma autônoma, ou que possuem uma empresa e que iniciam ideias na prática. (Fonte).

▪ AFINAL, O QUE É EMPREENDEDORISMO CRIATIVO? 

Agora você já deve ter entendido um pouco mais, que o empreendedorismo criativo nada mais é do que aquelas pessoas que trabalham colocando novas e criativas ideias em prática. Normalmente também, tratam-se daquelas pessoas que trabalham de forma autônoma ou possuem uma empresa que atua dentro da economia criativa, ou indústria criativa.

E aí, gostou das explicações? Ficou mais claro agora? Saiba que tem muita mulher legal por aí desenvolvendo trabalhos espetaculares dentro da economia criativa. Vale a pena entendermos como funciona esse mundo da criatividade. Espero que tenha gostado! Qualquer dúvida escreve pra gente! 🙂

One thought on “Afinal, o que é empreendedorismo criativo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *