5 dicas para ser uma pessoa mais criativa

Estou lendo o livro A História Secreta da Criatividade, do autor Kevin Ashton, e tenho que dizer: esse livro é um soco na cara! No bom sentido claro. Resumidamente, o autor menciona que a criatividade não é uma especialidade de “gênios”, mas sim um resultado do esforço contínuo e trabalho de pessoas comuns. Sim, isso mesmo: pessoas comuns que se esforçaram e tiveram ideias incríveis. Pensando nisso, resolvi trazer algumas dicas para quem deseja dar uma turbinada na sua criatividade. São dicas bem práticas e simples e não é preciso ser somente uma artista para aplicá-las. Vem ver!

William Iven

DICA 1 | ALIMENTE DIARIAMENTE A SUA MENTE

Assim como qualquer outra habilidade, a criatividade também requer esforço diário e diversas doses de inspiração. Apesar de sempre ter ouvido que somente pessoas extraordinárias tem boas ideias, saiba que a história não é bem assim. Alimentar a sua mente quer dizer ir em busca daquilo que te faz vibrar, e mais, estar sempre atualizada com o que acontece ao seu redor.

DICA 2 | ANOTE TUDO 

Outra dica prática é sempre levar um caderninho com você para o caso de ter boas ideias. Sabe quando você está dirigindo para o trabalho e do nada olha algo na rua que te da uma super ideia? O caderno é bem útil para que você não esqueça de nada importante que passar pela sua mente. As vezes um amontoado de ideias que parecem bobas num primeiro momento, podem ser uma verdadeira revolução quando colocadas juntas.

Hope House Press

DICA 3 | MANTENHA UMA VIDA ORGANIZADA

Essa é talvez uma das dicas que eu mais adoro. Nós até já fizemos um vídeo sobre isso recentemente pro canal, veja aqui. Essa dica não serve somente para pessoas que trabalham com criatividade, mas qualquer pessoa que queira levar uma vida mais equilibrada e ativa. Pode parecer besteira, mas manter uma vida minimamente organizada pode gerar bons frutos para você no futuro. Sabe aquele amontoado de papéis, anotações, fotos, referências? Eles podem ser muito mais úteis se estiverem devidamente organizados. Sua mente fluirá melhor em um ambiente limpo e sem distrações, e isso vale também para o seu computador. Hoje em dia é muito comum termos milhares de arquivos salvos e nenhuma organização. Esteja atento a isso!

DICA 4 | SEJA SIMPLES

Sim, isso mesmo que você leu. As melhores ideias podem vir de maneiras muito simples e de soluções menos complexas. Tente adotar uma postura de ver tudo com os olhos da simplicidade. Está com dificuldade para resolver algo? Já pensou que a resposta mais simples e mais óbvia pode ser mesmo a solução? Experimente. Grande parte das vezes sempre da certo.

DICA 5 | MANTENHA A CURIOSIDADE SEMPRE A MIL

Ser uma pessoa curiosa é fundamental para ser uma pessoa criativa. Tenha interesse pelas coisas, queira descobrir novos assuntos e aprender sempre mais. Ser alguém que não se contém com uma vida de poucos saberes é essencial para desenvolver a sua criatividade. Seja antenado e mantenha a curiosidade sempre a mil. Você verá que adquirindo mais conhecimento gerará novas ideias que poderão mudar os rumos da sua vida.

Rawpixel

E aí, gostou das dicas? Que tal começar a colocá-las em prática? Depois vem aqui e nos conta nos comentários como foi a sua experiência. ?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *